Você acha que é papel da polícia militar fiscalizar o artesanato nas ruas?

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

...e o artesanato na feirinha da teodoro?

A situação tá feia pro nosso lado, mas vamos ficar naquela calçada todo sábado para todo o sempre com ou sem P.M. Fomos à Câmara hoje tentar alguma coisa, mas saímos sem saber de nada, porém temos esperanças de que a parte política consiga pelo menos um arrego para esse final de semana (consciência negra).
A população, incluindo os políticos e os fiscais, gosta de passear, curtir um fim de semana na rua, comer alguma coisa gostosa, comprar um brinco, um colar que fique bom com um vestido ou uma saia de crochê que a menina comprou enquanto o namorado escolhia uma camiseta pintada à mão que fosse bem fresquinha pra ele usar no verão junto com a sandália de couro que já usa há um ano quase todo dia.
A população, incluindo os políticos e os fiscais, reclama que a cidade tem pouca educação, cultura, diversão, tem muito desemprego, violência, fome, corrupção. Baseado nesta informação, está claro para mim e para milhares de pessoas que assinaram nosso abaixo-assinado a favor da nossa feirinha : não é inteligente proibir a feirinha da teodoro. Estamos trabalhando honestamente, pagamos impostos como todos, afinal temos que comprar nossa matéria prima, nossa comida, condução, tudo com altos impostos incluídos. Nunca reclamamos de pagar imposto pelo uso da calçada pra prefeitura. A feirinha já está ali há 15 anos, já está na hora de regulamentá-la, por que todo final de ano a prefeitura cai matando em cima ao invés de resolver logo esta questão? Tirar o artesanato dali, além de estragar um pedaço da cidade, resultará em umas 100 pessoas com filhos pra criar, contas pra pagar, pais pra cuidar, fome pra matar, aluguel vencendo.........Qual a proposta que foi feita para estas pessoas? O que será feito das enumeras habilidades desses artesãos?  Quem irá alimentar o bebê que precisa ir para a escola de barriga cheia?
É muito fácil mandar o capanga dar um fim naquilo que está incomodando sem ter que saber das consequencias (mulecagem). O que os olhos conseguem ver é só a ponta do iceberg, o problema é muito maior do que uma calçada cheia que atrapalha o passeio do cachorrinho. Quer pegar artesanato porque é ilegal, tem que pegar a corrupção das associações (não todas, é claro) que se apropriam do espaço público para organizar feiras e cobram mensalidade dos expositores como se fossem donas das praças. Onde está a planilha de custo? Todos têm que prestar contas. O que estão pensando em fazer com a invasão das porcarias da China no nosso comércio ? como esse monte de cópia de telefone celular, rádio, tênis, mp3 player, cds, enfim, toda essa tralha entra no país? Parece até que as autoridades não querem bater de frente com aquilo que não está aparente. Ou será que falta coragem? Ou honestidade? Só ficam varrendo a "sujeira" para baixo do tapete.


Nós, artesãos, estamos enfrentando um problema sério na R. Teodoro Sampaio, altura no número 1000. Fazemos uma feirinha nesta calçada (já existe há uns 15 anos) e não conseguimos a regulamentação ainda (15 anos). Com toda nossa luta na Câmara Municipal, fizemos um projeto de lei (799/05) para acabar com esses problemas e conseguir uma política pública para o artesanato na cidade. Esse projeto já tramita na Câmara há 5 anos. Agora, o prefeito ou o governador decidiram que a P.M vai fazer o trabalho de fiscal, repreendo o artesanato, a música, o teatro, tudo que for arte e tiver nas calçadas. Tivemos um colega que estava tocando sua guitarra na Av. Paulista e teve seu instrumento apreendido, foi algemado e retirado do local. Gostaria de saber se é constitucional esse convênio, parceria, sei lá como se chama isso, mas a P.M pode fiscalizar o artesanato?
arte na rua arte na rua arte na rua arte na rua arte na rua arte na rua arte na rua arte na rua arte na rua arte na rua arte na rua arte na rua arte na rua arte na rua arte na rua arte na rua arte na rua arte na rua arte na rua arte na rua arte na rua arte na rua arte na rua arte na rua arte na rua  arte na rua arte na rua arte na rua arte na rua arte na ruaarte na rua arte na rua arte na rua arte na rua arte na rua arte na

Nenhum comentário:

Postar um comentário